3º IUSA
3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico
O grupo cultural SPRAY ATÔMICO e o COLETIVO ARTE MOTRIZ, dando continuidade ao projeto de intervenções urbanas desenvolvido nos anos de 2007 e 2008, através de parcerias e colaboradores, promovem o 3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico, que nessa edição vem incorporando mais um dos elementos que formam o movimento cultural Hip Hop: o break. O Encontro será realizado no espaço público PRAÇA DA IGREJINHA, no dia 02 de MAIO,2009.’
Visando fomentar e divulgar a produção artística, a participação no Encontro estende-se tanto para grupos e indivíduos da cidade, quanto da região,que forem convidados.
Marcando uma nova fase o 3º IUSA,contará com uma nova produção de painel ,de forma voluntária reforçando o graffiti como expressão artística, contemporânea e legitima .reforçando o ideal de arte democrática numa grande exposição de pintura ao ar livre(paint live) acessível a todos.além de entretenimento a comunidade onde simultaneamente a produção do painel acontecerá apresentações de dançarinos de break dance e performance de Dj’s convidados. Unindo intervenção e diversão propiciando a interação social a ação coletiva.
O projeto 3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico que já contou em edições anteriores com presença dos escritores mais atuantes do DF e Pernambuco e também com presença internacional como os escritores ORKE e KENDO (França).Além dos Dj’s TCHULLA e BETOMIX.Esse ano conta com uma novidade uma batalha de break dance onde será possível ver a apresentação das melhores crews (grupo) de break dance do Brasil e de b.boys que já representaram o Brasil em batalhas de break em países como USA,FRANÇA,AFRICA DO SUL ,ALEMANHA E COREA.
A fim de proporcionar novas linguagens, o 3º IUSA promoverá: a apresentação de dee jays (DJ’s), com variadas influências e estilos musicais;tendo como carro chefe a intervenção artística urbana o graffiti; e batalhas de break. A idéia é fortalecer as identidades culturais, projetando os participantes no cenário artístico, tanto em relação ao público e a mídia, quanto para o mercado.
A abertura de um espaço para as expressões Artísticas urbana estimula a produção cultural, oportunizando trocas e reflexões do público com a própria produção e enaltecendo a importância da autenticidade das obras apresentadas.
Política cultural
As políticas Distritais de cultura, enfatizando o acesso da população aos diversos bens culturais, têm colocado em prática; variados programas que visam a inclusão social, a modernização da cidade e a descentralização das ações culturais, com o intuito de apresentar aos cidadãos as mais variadas linguagens artísticas. O projeto 3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico, nesse sentido, faz-se importante por ressaltar a cultura contemporânea, mapeando novos valores – tanto no âmbito Planaltinense quanto regional – e incluindo-os no circuito cultural.
O projeto 3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico tem, assim, a intenção (de formar de modo responsável) um público, estimulando o refinamento de sua percepção. Por meio das trocas de informações entre os participantes do projeto a tendência da produção se tornará mais criativa e sempre em desenvolvimento, devido ao estímulo da política de cultura tornando o processo de arte-educação ativo, proporcionando a formação de cidadania cultural na cidade, especialmente para os jovens.
A Mostra de Graffiti
Os grafiteiros e demais artistas urbanos,serão convidados previamente.serão 30 entre designers e grafiteiros.
O local escolhido para a reurbanização através do graffiti, é a parte externa do palco da PRAÇA DA IGREJINHA e muro cedido por moradores da proximidade.
Cada grafiteiro convidado receberá um kit graffiti e lanche.
Batalha de Break
As batalhas de break serão realizadas em grupos, para a seleção, com o tempo de 10 minutos por batalha. As inscrições serão abertas,no dia do evento.
A avaliação da Batalha será feita por meio do B.Boy Básico (dança na quebra da música), levando em consideração a criatividade, a animação e a participação;serão avaliados os estilos popping e locking.A idade mínima para a participação nos grupos é de 12 anos e cada inscrição pode ter, no máximo, seis indivíduos.A Batalha de Break Dance acontecerá no palco da PRAÇA DA IGREJINHA, no dia 02 de Maio, dentro da programação do Projeto 3º IUSA- Intervenção Urbana Spray Atômico.