BL3K LE RAT,UM VERDADEIRO PIONEIRO

Nascido em França, por volta de 1952, Xavier Prou, também conhecido por Blek Le Rat, foi um do pioneiros do graffiti em Paris e o maior pioneiro da arte urbana em stencil.

Começou o seu trabalho em 1981, fazendo stencils de ratos pelas ruas de Paris. O motivo dele escolher os pequenos roedores, deve-se ao facto de ele descrever os ratos como "os únicos animais livres da cidade", e pelo facto de "espalharem pragas por todo o lado, tal como a arte urbana". A assinatura dele, "Le Rat", deve-se a esta característica dele e também serve como anagrama para "Art". Vejam alguns trabalhos em baixo.










Foi influenciado numa visita a Nova Iorque após ter observado a arte urbana da cidade. Pouco depois, decidiu que queria fazer algo do género, mas em Paris, e, devido às diferenças arquitectónicas e estilísticas das duas cidades, tentou arranjar algo inovador e diferente. Daí nasceu o pictorial stencil (feito também com imagens e não só com letras).

Já chegou a ser preso, provavelmente mais do que uma vez. A partir desse momento, decidiu adoptar um workflow mais rápido e com menos repercussões, usando assim pre-stencilled posters, o que lhe facilitou bastante o trabalho. Ele foi de facto um pioneiro no stencil art e muitos artistas recentes inspiraram-se nele, tanto na sua metodologia como na sua mensagem. Um exemplo conhecido, é o Banksy, e muitas pessoas dizem que ele copia o Blek apesar de o próprio não achar, e ficar feliz por ter artistas a inspirarem-se nele.

Blek Le Rat, um verdadeiro pioneiro com uma verdadeira mensagem.

texto de:
Alexandre Cunha - ako_bmx@hotmail.com



*AN34*

DF ZULU/SPRAY ATÔMICO

Nenhum comentário: