BUSHIDÔ- Você é RESPONSAVEL por sua trajetória

Bushido - Um caminho a ser trilhado

Muitas pessoas vão se questionar o que vêm realmente a ser o Bushido, talvez tenham uma noção, outros menos que isso. Bushi, significa 'Guerreiro; DoBushido têm por significado "O caminho do Guerreiro". Mas o que é de fato esse caminho do guerreiro? Uma estrada que vem de onde e nos leva a onde? O Bushido foi um código de honra não escrito, mas que moldava o modo de vida dos Guerreiros (Por exemplo, Samurais, que eram a classe guerreira do Japão antigo). Este código estabelecia princípios e virtudes ajudando o Guerreiro a viver e morrer com Honra (em um significado forte e talvez quase incompreensível em seu sentido literal para a mentalidade ocidental). significa 'Caminho'. Logo,

Os sete códigos ou virtudes básicas são:

- Justiça (Gi)
- Bravura (yuu)
- Benevolência (jin)
- Verdade (makoto)
- Polidez (rei)
- Honra (meiyo)
- Lealdade (chuugi).

"Seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial, honra e acima de tudo, morrer com dignidade".

O espiritualismo ou a religião tem uma relação especial com o bushido, trazendo o destemor do perigo e da morte. Aonde o Guerreiro não teria motivos para temer a morte acreditando na vida após a morte, o que levaria o Guerreiro a viver cada dia em busca da perfeição, pois é como se cada dia fosse o último de sua vida e de fato o é, pois a cada dia que se vive é um dia que não pode voltar a ser vivido, é um dia perdido... Buscar viver cada dia como o último é viver de forma coerente já que nada pode garantir que você esteja vivo até o seu final. Os guerreiros que viviam sobre tal código não possuíam medo do perigo, Através da filosofia do Bushido, do espiritualismo, de técnicas de meditação, de treinamento, disciplina, entre outros o guerreiro eliminava temor da morte.

O verdadeiro guerreiro é aquele que aceita a morte, não se metendo em discussões desnecessárias que venham a provocar um conflito onde se pode acabar sendo morto por algo fútil. O que resultaria na sua desonra, e na difamação da sua reputação, sujando até mesmo o nome da sua família. Se a idéia de aceitação da morte e do não temor é mantida, será cuidadoso e suscetível de ser discreto e não dirá coisas que ofendam às outras pessoas. Demonstrar agressividade desnecessária é se mostrar temeroso e fraco.

"Naoshige disse uma vez: - O bushido significa a morte em desespero. Várias dezenas de Samurais sadios não podem matar um único Samurai (que arda com essa morte em desespero). Homens sadios, de mente calmamente bem-compostas não podem realizar um grande empreendimento. Você só precisa ficar desesperado a ponto de morrer. Se a discrição e a consideração do momento fundem-se com seu bushido, você na certa hesitará e ficará aquém de sua espreita". – Bushido: O Caminho do Samurai - Tsuramoto Tashiro.

Temos inúmeras revoluções, guerras e batalhas que servem como exemplo para a citação de Naoshige, como a Guerra da Coréia, onde os Vietcongs lutavam na sua terra espontaneamente por seus ideais, onde viviam suas famílias, onde suas mulheres eram estupradas, suas crianças queimadas por Napalm e onde os soldados americanos eram jovens forçados a lutarem pelo serviço militar, longe de suas casas muitas vezes por algo que eles mesmos desconheciam.

O Guerreiro não só busca entrar em harmonia consigo mesmo, mas com o mundo a sua volta. Por exemplo: Os Guerreiros que seguiam o Bushido no Japão antigo (Samurais – Sig. Servo) acreditavam que a função da terra não era de apenas suprir as necessidades humanas. Um grande exemplo disto é a visão de que:

"A terra é a residência sagrada dos deuses, dos espíritos de seus antepassados..."

No ocidente outros guerreiros que se pintavam, usavam penas e armas rústicas num ritual de preparação para o combate (a guerra) tinham esta mesma crença, chegando a sustentar que cuspir na terra que lhes fornecia alimentos e onde seus ancestrais seriam enterrados era uma atitude vergonhosa e de profunda desonra.

Outra influência espiritual no bushido, era a relação aos seres humanos e suas famílias. Onde era ressaltado o dever filial, as relações entre senhor e servo, pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e mais novo e entre amigos. Junto com estas virtudes, o bushido também pregava a justiça, a benevolência, o amor, a sinceridade, a honestidade, e o autocontrole. A justiça era um dos principais fatores no código dos Samurai, assim como outras virtudes que estão diretamente ligadas a ela como o amor e a benevolência.

"O bushido, significa a vida total do guerreiro, sua devoção a espada, seu respeito às normas ditadas pelo Confucionismo. Não é apenas um sistema de ética a ser seguido pelas classes sociais. É a estrada do cosmo, os vestígios sagrados dos Céus, apontando o Caminho". – O Livro Dos Cinco Anéis. (Mestre Myamoto Musahi).

Já que citamos o Mestre Myamoto, vamos definir o verdadeiro significado de guerreiro nos princípios do Bushido: "Aquele que busca seu próprio caminho..." O Guerreiro é a pessoa que tem um objetivo, e que através dele, passa a ter consciência de seu dom e suas limitações. E que através desta consciência, atinge sua meta, com a vontade de vencer fraquezas, temores de ultrapassar as suas limitações.

Já que existem vários caminhos, virtudes assim como, por exemplo, o artista marcial, o escritor, o professor, assim como inúmeras artes e habilidades. Podemos chamar de guerreiro, aquele que segue seu caminho buscando vencer suas limitações e dominar uma arte. Citei o Mestre Myamoto logo a cima, pois ele nos serve como exemplo de persistência e perseverança em inúmeras artes sendo conhecido não só apenas como o fundador de um estilo de esgrima, mas como um dominador da arte da estratégia (Arte da Guerra – por Sun Tzu) e como o mais famoso Samurai de todos os tempos.

"Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você ver o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho." (Mestre Myamoto Musahi).

O bushi é diferente dos demais, pois seus estudos do caminho, e sua vontade baseiam-se em superar os homens, não impondo um limite. A casta guerreira se distingue das demais por suas virtudes como a Honra, Fidelidade, Lealdade, Disciplina, Autocontrole...


"Quando o guerreiro assume uma responsabilidade, mantém sua palavra. Os que prometem e não cumprem, perdem respeito próprio, tem vergonha de seus atos e sua vida consiste em fugir, gastam mais energia dando desculpas para desonrar sua palavra, do que o guerreiro usa para manter seu compromisso. Ás vezes o guerreiro assume uma responsabilidade que resultará em prejuízo. Não torna a repetir esta atitude, mas honra o que disse e paga o preço de sua impulsividade". – Manual Do Guerreiro Da Luz.

O Bushido não só se baseia no caminho de viver e morrer pela espada (neste caso a espada representa o aperfeiçoamento físico) como o caminho da pena (a palavra pena representa a escrita e a leitura) como o do domínio da Arte da Guerra.
O guerreiro deve procurar o caminho de todas as profissões, se informar sobre os assuntos que estão ao seu redor, apreciar as artes e quando não ocupado em suas obrigações militares, deverá estar sempre praticando algo produtivo, como a leitura ou a escrita, armazenando em sua mente a história antiga e o conhecimento geral.

O Guerreiro deve sempre se portar bem a todo momento ter uma postura digna ao nível do seu título, não cometendo excessos doentios com a comida, a bebida e o sexo, usando a moderação e a privação em tudo, permanecendo livre de doenças, mantendo uma vida digna e saudável estando sempre estar preparado para o combate em todos os seus sentidos. A etiqueta deve ser aplicada a todo momento em sua vida cotidiana, assim como na Guerra e no caminho da espada. Sinceridade e honestidade são as virtudes nas quais são avaliadas o Guerreiro. O seu caráter define a pessoa que você é, muito diferente da cultura oriental onde muitas vezes o seu caráter é analisado pelo seu status, seus bens e sua beleza física.

Códigos de Honra dos Samurais

Eu não tenho parentes,
faço do céu e da Terra meus parentes;
Eu não tenho poder divino,
faço da honestidade minha força;
Eu não tenho condutas,
faço da humildade minha maneira de relacionamento;
Eu não tenho dotes mágicos,
faço da minha força de espírito meu poder mágico;
Eu não tenho vida nem morte,
faço da eternidade a minha vida e minha morte;
Eu não tenho corpo,
faço da coragem meu corpo;
Eu não tenho olhos,
faço do relâmpago meus olhos;
Eu não tenho ouvidos,
faço do meu bom senso meus ouvidos;
Eu não tenho membros,
faço da vivacidade meus membros;
Eu não tenho projetos,
faço da oportunidade meus planos;
Eu não sou prodígio,
faço do respeito à verdadeira doutrina meu milagre;
Eu não tenho dogmas rígidos,
faço do Espírito meu amigo;
Eu não tenho amigos,
faço do Espírito meu amigo;
Eu não tenho inimigos,
faço da distração meu inimigo;
Eu não tenho armadura,
faço da minha sinceridade da minha retidão minha armadura;
Eu não tenho castelo fortificado para me defender,
faço da minha sabedoria de Espírito meu castelo;
Eu não tenho espada,
faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.

O Bushido é muito mais de um código de Honra, normas e condutas a serem seguido por um determinado grupo ou casta de guerreiros. Ele é um meio eficaz de se alcançar um objetivo tanto individual como coletivo.

Fontes Bibliográficas & Sugestões Literárias
Revistas e Livros:

- National Geographic BR, nº 44
- Bushido - O Caminho do Samurai, Tsuramoto Tashiro
- Atlas da história universal - The Times
- A Arte da Guerra – Sun Tzu
- O Livro dos Cinco Anéis – Myamosto Musashi
- Musashi – Eiji Yoshikawa
- Hagakure – Yamamoto Tssunetomo
- O Tao do Jet Kune Do – Bruce Lee

Mais texto:VEGAN EDGE LIFE

Nenhum comentário: