DIALÉTICA DE UM SAMURAI MODERNO!


SINCERIDADE

Uma das qualidades que mais importam ao mestre no Caminho é a sinceridade de espírito no discípulo. Sincero vem do latim sine cera , costuma ser associado a “sem cera”. Os antigos costumavam dizer que as colunas de mármore que ficavam desgastadas com o tempo eram completadas com cera em seus buracos. Eram colunas “com será”. Os pilares que não escondiam falhas eram sine cera. Existem pessoas que tem cera no coração e procuram tomar vantagens para si próprias a qualquer custo, mentindo, enganando e causando males aos outros. O samurai deve se esforçar no Caminho da Retidão, que em japonês se escreve com os ideogramas Sei e Jitsu.

Sei significa correto, jitsu significa verdade. Para o samurai ter o espírito voltado para a retidão é ter o espírito correto no sentido de preservar a sinceridade e buscar a verdade.

Os mestres dos caminhos da iluminação ou das várias manifestações artísticas da cultura japonesa sabem que o Caminho é difícil, não é para qualquer um. Há que se persistir e insistir para se chegar à perfeição. Sendo sine cera , conseguirá seguir fielmente os passos do Caminho, sem ser tentado a pegar um atalho ou outro rumo.

TRECHO DO LIVRO,PENSAMENTOS DE UM SAMURAI MODERNO
SHIN HAGAKURE

Deveria ser comum conhecermos pessoas "sine cera"...mas é bem fácil encontrarmos pessoas que escondem atras de uma projeção irreal,onde perderam a identidade e o sentimento de orgulho próprio;o que mais se vê são pessoas "plásticas"(com cera),onde a vergonha de admitir/corrigir as falhas,dão envasse ao ocultamento das mesmas,o que leva a nigligenciar sua evolução e seus beneficios...somos criaturas "impares" em busca de evoluções por que então ocultar suas falhas??Pra que vc prescisa ser reflexos se pode ser vc de verdade??devemos absorver ensinamentos de Mestres e aplicar em espirito e verdade!concerteza vc terá um brilho seu!!!assuma seu brilho e se ele ainda está ocultado pela "cera" ainda a tempo de SER VOCÊ!!

PAZ E LUZ

*AN34*

Nenhum comentário: